terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Dr. José Machado de Souza: ícone


Publicado por Infonet - Blog Lúcio Prado - 15/11/2013.

A Noite dos Pediatras.

Pediatras serão homenageados com Troféu José Machado de Souza
Nada mais oportuno que relembrar vultos que marcaram o exercício da pediatria em Sergipe.
  
Dr. José Machado de Souza: ícone

    Neste 20 de novembro, a Academia Sergipana de Medicina, em associação com a Sociedade Sergipana de Pediatria e com o apoio da Somese, vão homenagear pediatras que se destacaram no exercicio da especialidade em nosso estado, outorgando-lhes o Troféu Dr. José Machado de Souza, um ícone da pediatria sergipana.

     Momento oportuno para reverenciar nomes que marcaram o exercício da profissão com lições de competência e humanismo, exemplos de integridade moral e modelo para várias gerações de médicos.

     O cuidado com a criança em Sergipe advém de forma mais evidente com o trabalho de Augusto Cezar Leite, mesmo não sendo um pediatra na concepção do termo.

     Cirurgião consagrado, formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1909 e com especialização em Paris, inicia sua atuação no Hospital Santa Isabel, em 1913, realizando, com êxito, cirurgias delicadas. Em 1926, com a inauguração do Hospital de Cirurgia, Augusto passa a se interessar pelos problemas da criança e inicia a implantação dos primeiros programas em puericultura, com a ajuda fundamental de um médico com larga visão humanista, o Dr. Lauro Hora, que instala consultório em pediatria e coordena durante anos programas de assistência aos pequenos estudantes das escolas públicas. Lauro tinha uma formação inicial muito ligada à saúde pública e higiene e aos poucos vai se dedicando à criança na sua total plenitude. Sua ação é continuada por João Cardoso do Nascimento Junior, que também tem forte atuação no desenvolvimento de programas de proteção à infância.
    
  Em 1937, surge a grande referência da pediatria sergipana: José Machado de Souza.
       
     Dr. Machado, como era mais conhecido,  forma-se em 26 de novembro de 1934 no Rio de Janeiro. Figura de personalidade marcante, homem de princípios morais e éticos inabaláveis, Machado se contitui em divisor de águas na pediatria sergipana, sendo considerado por muitos como pai da moderna pediatria sergipana. Sempre presente e atuante, torna-se o primeiro professor de pediatria da nossa faculdade e com outros abnegados ensina gratuitamente aos jovens estudantes de Medicina, formando assim uma legião de seguidores.

     Seu vozeirão, que assustava aos mais desavisados, era só comparado em tamanho à  bondade de seu coração. Com biotipo físico descomunal, desproporcional em relação aos seus pequeninos pacientes, colocando suas grandes mãos em pequenos abdomens, muitos com baços e fígados enormes, em decorrência de verminoses e carências proteicas, não lhe faltava, no entanto, a extrema delicadeza.

     Dr. Machado teve ainda importante participação política em Sergipe, como vice-governador do Estado, na década de 50 e Secretário de Saúde, na década de 80. Nas aulas que ministrava, ao discorrer sobre as consequências da esquistossomose, dos efeitos das anemias carenciais e da desnutrição que acometia as nossas crianças, deixava visivelmente transparecer sua inquietação e desconforto pelo estado de pobreza e fome de boa parte da população. Seu inconformismo com a situação, que às vezes se manifestava de forma contundente e em outras circunstancias, com irreverência peculiar, tenha talvez o conduzido à participação na política. Mas como médico humanitário e político probo, não acumulou bens, nem com a medicina muito menos com a política. Faleceu em 25 de março de 1997, com 85 anos.

     Em razão disso, a Academia Sergipana de Medicina decidiu criar o Troféu Dr. José Machado de Souza, para homenagear os pediatras que contribuiram para o desenvolvimento da especialidade, sendo que alguns deles ainda estão em atividade, dando  continuidade ao trabalho do mestre.

     Dessa forma, em sessão solene intitulada "Noite dos Pediatras", que acontece no auditório da Somese na noite desta quarta-feira, serão agraciados os pediatras Hyder Gurgel, Amândio Almeida, Jacy Meireles, Jória Cruz, Bráulio Abreu, Maridélia Guedes, Iracema Carneiro Leão, Simone Matos, Byron Ramos, Margarida Diniz ( Margaridinha ).  É para esses e todos os  pediatras,  imbuídos da nobre e dignificante missão de cuidar das nossas crianças, que as reverências lhes serão rendidas.

Texto e foto reproduzidos do site: infonet.com.br/lucioprado

Nenhum comentário:

Postar um comentário