terça-feira, 11 de agosto de 2020

Antônio Manuel de Carvalho Neto


Publicado originalmente na fanpage no FACEBOOK/APES SEDUC, em 14 de fevereiro de 2020.

Antônio Manuel de Carvalho Neto nasceu em Anápolis, atual Simão Dias (SE), no dia 14 de fevereiro de 1889, filho de Joviniano Joaquim de Carvalho e de Josefa Freire de Carvalho.

Estudou as primeiras letras em seu Estado natal. Concluídos os preparatórios, mudou-se para a capital da República, onde realizou o curso de Ciências Jurídicas na Faculdade Livre de Direito, diplomando-se em 1911. Atendendo convite de seu progenitor, regressou para Aracaju onde, além de advogado, foi jornalista, homem público, escritor, magistrado e grande teórico da Educação.

Além de advogado, foi Juiz de Direito e Consultor Jurídico do Estado de Sergipe. Sua atividade foi tão meritória que mereceu a alcunha de “advogado dos perseguidos” , e tão sábia que o chamavam “Mestre do Direito”. Sua tônica foi o Direito Trabalhista, do qual foi um dos pioneiros no Brasil. 

Como homem público, foi Deputado Estadual em duas legislaturas:  de 1912 a 1913 e de 1914 a 1916.

Como educador, dirigiu a Instrução pública, de 1918 a 1921, no governo do Presidente Pereira Lobo. Sua contribuição para a Reforma da Educação, proposta por este governante, está muito bem avaliada na dissertação de mestrado da professora Maria do Socorro Lima, apresentada na Universidade Federal de Sergipe. Sua produção, intelectual, é  de cunho jurídico e literário  e pode ser encontrada em seus artigos publicados em jornais de Aracaju, discursos de inauguração,  orações acadêmicas e livros. 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Faleceu em Aracaju no dia 27 de abril de 1954, em pleno exercício do mandato. Era casado com Vetirvia Prata, com quem teve cinco filhos.

O atual prédio onde está alocado o Arquivo Público de Sergipe leva o seu nome, em uma homenagem feita por meio da lei 644-7-5-55, nascendo assim o Palácio Carvalho Neto.

**********************************************

Foto: Álbum de Formatura de Bacharéis em Direito da FDS de 1955. Acervo do IGHS I-790.
FONTE: LEITE, Geraldo. Filhos Ilustres de Sergipe. Disponível em: http://bainosilustres.blogspot.com/2015/01/25-carvalho-neto.html. Acesso em 14 de Fev. 2020.

CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Relação dos dep.; CISNEIROS, A. Parlamentares; COUTINHO, A. Brasil; Grande encic. Delta;

GUARANÁ, M. Dic.; Ilustração Brasileira (12/1922); Noite (28/4/1954); PESQ. F. BARBOSA; WYNNE, J. História.

Texto e imagem reproduzidos da Fanpage/Facebook/APES SEDUC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário